sexta-feira, 19 de setembro de 2008

P.P.C. ( Peregrinação por Cristo )




Peregrinação por Cristo - P.P.C.

Ide e Anunciai

Nos primeiros séculos do cristianismo, a Europa havia sido devastada pelas invasões dos bárbaros. Na Irlanda, a fé foi preservada e monges irlandeses iniciaram o trabalho missionário de recristianizar a Europa, abandonando sua terra natal e dirigindo-se para localidades distantes. Um ideal os animava: difundir a fé. Chamaram a este movimento "Peregrinação Por Cristo".

Em sua visita a Dublin, o Papa João Paulo II declarou: "Faço neste momento uma "Peregrinação Por Cristo", ao país de onde tantos "pepecistas" partiram para a Europa; vivo um momento de intensa emoção".

Talvez a exemplo desses monges nasceu a "Peregrinação Por Cristo" nos tempos modernos.

A P.P.C., no início, foi chamada "Apostolado de Férias". Um grupo de doze legionários irlandeses foi a Londres; arranjaram emprego e, nas horas livres, faziam apostolado. Realizavam terços em praças públicas, vendiam publicações religiosas católicas e trabalhavam com imigrantes irlandeses que chegavam a Londres.

Em 1962 um primeiro grupo de 4 legionários dirigiu-se ao norte da Escócia, num local desconhecido e hostil. O trabalho foi realizado com êxito, o que motivou novos empreendimentos.

Alguns desses "Apostolados de Férias" foram realizados em localidades distantes até 100 km de igreja católica, o que impedia os legionários de participar da Santa Missa.
Resolveram, então, que seria necessária a presença de um sacerdote, acompanhando o grupo. No verão de 1963, 1500 legionários irlandeses, sacrificando suas féria, foram trabalhar pela Igreja na Inglaterra.

Quando Frank Duff incluiu este apostolado ao serviço legionário, deu-lhe o título de "Peregrinação por Cristo".

A Legião de Maria, propagando a P.P.C., segue uma tradição realmente memorável da Igreja.

Aqui no Brasil a P.P.C. integra a história da Legião desde o início, quando a então enviada, Joana Cronin, organizou uma P.P.C. de âmbito nacional, no Pará. Os legionários distribuíram-se em algumas localidades onde realizavam várias atividades apostólicas.

Foi uma experiência marcante e os legionários voltaram enriquecidos e animados e muitos continuaram a trabalhar nas sucessivas P.P.C. realizadas.

Todos os Senatus e Regiae brasileiras realizam este apostolado.

As P.P.C. repetem-se ano após ano, inclusive de âmbito internacional, como as realizadas em Lisboa/Portugal e Cabo Verde/África.

Independentemente do lugar onde se realiza, a P.P.C. segue o lema de São Francisco Xavier: "Cruzar o mundo, sofrer até a morte, o que importa, se é para salvar os irmãos?"

Um comentário:

Unknown disse...

Muito bom. Já participei de vários PPC. Porém não conhecia a origem.