sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Dom Mário Gurgel - Como Podemos ser Santos ?

Dom Mário Teixeira Gurgel, SDS
Revista da Legião de Maria, nº67

1 – A santificação é obra do Espírito Santo:

“Fostes lavados, fostes santificados...em nome do Senhor Jesus e pelo Espírito de nosso Deus” (1Cor 6,11). “(Deus) nos salvou mediante o batismo de regeneração e renovação do Espírito que, abundantemente, derramou em nós por Jesus Cristo, nosso Salvador” (Tt 3,5-6). “O amor de Deus se derramou em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5,5).

“Na realidade, todo batizado saiu ‘santificado’ das águas do batismo. Num sentido muito real – comum para S.Paulo e para a Igreja primitiva, - não temos de nos tornar, mas de permanecer santos. Temos de desenvolver a graça recebida e a santidade do ponto de partida. A rigor, não é porque imitamos Nosso Senhor que nos tornamos santos: é porque somos santos – pelo nosso batismo – que temos que imitá-lo” (TAL, p. 163).

2 – À nova maneira de “ser” corresponde uma nova maneira de “viver”

É o que S.Paulo compara com o desvestir o “homem velho” e revestir-se do “homem novo”. “Devereis abandonar vossa antiga conduta e vos despojar do homem velho, corrompido por concupiscências enganosas, para uma transformação espiritual de vossa mentalidade, revestir-vos do homem novo, criado segundo Deus em justiça e verdadeira santidade” (Ef 2,22-24). “Já vos despojastes do homem velho com todas as suas obras, e vestistes o novo” (CI 3,9-10). “Sabemos que o nosso velho homem foi crucificado (com Cristo) para que fosse destruído o corpo de pecado e já não servíssemos ao pecado” (Rm 6,6).

Jesus também nos fala que o vinho novo (Evangelho) deve ser guardado em odres novos (homens novos). (Cf Mt 9,17).

3 – Na prática, a busca da santidade se resume em 3 coisas:

a) No esvaziamento de nós mesmo pela humildade, pelo combate ao egoísmo para que possamos ser repletos pela graça do Espírito Santo;

b) No apoiar-nos em Deus e Maria pela oração e pelo Sacramentos (especialmente a Eucaristia);

c) No recomeçarmos a cada dia e a cada instante.

Nenhum comentário: