domingo, 5 de abril de 2009

Os trabalhos legionários



Todos os trabalhos legionários estão inseridos dentro do contexto do documento pontifício "Envagelii Nutiandi", ou seja, atuamos nas diversas Pastorais.

PASTORAL DA FAMÍLIA:

É a principal entre todas as tarefas legionárias. Igreja é a palavra de origem grega que quer dizer assembléia, reunião. É a Palavra do Senhor: "... onde dois ou três estão reunidos em meu nome, aí estou Eu no meio deles" (Mt 18,20).
Desta maneira quando visitamos uma família em nome da Igreja, estamos formando uma pequena "Igreja Doméstica". Portanto, vamos priorizar as visitas domiciliares - visita de casa em casa, sem saltar nenhuma. Num folheto está pergunta: "Qual a razão da visita domiciliar"? Porque o lar é o centro da sociedade. Se conquis-tarmos a família, dominaremos a sociedade. Devemos saber porque razão realizamos as visitas. É para despertar em cada alma a consciência do que é a Igreja, Corpo Místico de Cristo, Privilégio do Homem; levando-a a refletir sobre o seu lugar e sua responsabilidade como membro - um convite a participar mais profundamente na Maternidade de Nossa Senhora, oferecendo-lhe a vida de trabalho e as orações para auxiliá-la a cumprir sua missão. Tais princípios são fundamentais em todo apostolado legionário.
A visita deve atingir todas as casas. Não se deve pular casa alguma, seja de católico ou não católico. Em cada lar o objetivo deve ser: estabelecer contato com todos os membros da família.
O nosso modelo: A visitação de Nossa Senhora à Santa Isabel, viagem longa, levando Cristo, operando um milagre de graça - trabalhos caseiros para sua prima Isabel.


PASTORAL DA CATEQUESE:

Ensinar o catecismo para adultos e crianças. Prepará-los para a 1ª Eucaristia, Crisma, Matrimônio, enfim, levar a todos o conhecimento dos Sacramentos. Para os juvenis é uma ótima tarefa levar os companheiros para a catequese ou levar crianças para a Igreja.


PASTORAL DA LITURGIA:

Preparar equipes para as leituras, os Cânticos, as oferendas do altar. Dirigir cultos onde não há sacerdotes. Convidar pessoas e treiná-las para ajudar nas Missas e Atos Litúrgicos.


PASTORAL DA SAÚDE:

Visitas aos enfermos nos lares ou hospitais, confortar, preparar para os Sacramentos, prestar serviços de higiene, serviços caseiros, marcar consultas, acompanhar ao médico, ao hospital. Ensinar remédios e comidas alternativas.


PASTORAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL:

É organizar e ajudar nos trabalhos de alfabetização, corte e costura, tricô, crochê, prendas domésticas, providenciar aposentadorias e organizar carteiras para aposentados.


PASTORAL DA BOA IMPRENSA:

Divulgar a boa imprensa, através de organização de bibliotecas ambulantes, orientando as famílias para terem em seus lares boas revistas, jornais, livros, trocando a má imprensa pela boa imprensa.


PASTORAL DA JUVENTUDE:

Dirigir praesidiae juvenis, promover recreações, representações, reflexões com jovens, dirigir grupos de jovens.


PASTORAL DA EVANGELIZAÇÃO:

Trabalho organizado e especializado para atrair os não-cristãos ou afastados; organizar e participar da PPC, organizar e participar das Jornadas Apostólicas, formar e dirigir Círculos Bíblicos.


PASTORAL DE GRUPOS ESPECIAIS:

Trabalhar com as prostitutas, com os viciados em drogas, com os alcoólatras, com os aidéticos, etc.


PASTORAL DE MOVIMENTO E ESPIRITUALIDADE:

Organizar retiros, adoração ao Santíssimo, recrutar Membros Ativos ou Auxiliares para a Legião, convidar membros para as outras associações religiosas, fazer celebração em aniversários.


PASTORAL DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO:

Rádio, cinema, TV, audiovisuais a serviço da evangelização. Dirigir programas específicos na rádio ou TV. O Papa Paulo VI escreveu uma encíclica especial sobre este assunto intitulada "Inter Murifica" (Entre as Coisas mais Maravilhosas).


PASTORAL DA ESPERANÇA:

Visitar e fazer um grande apostolado no dia de finados nos cemitérios, realizar visitas de pêsames, utilizando principalmente do livro "Na Casa do Pai".


PASTORAL DO IDOSO:

Visitar os idosos nos asilos, nas casas, nos albergues, promovendo alegria aos mesmos através de uma sadia recreação, orações, teatro, coroação de Nossa Senhora. Levar os idosos para um passeio, para tomarem sol.


PASTORAL DO MENOR ABANDONADO:

É trabalhar, como o próprio nome indica, com as crianças de rua, tentando levá-las a deixar a rua, conquistando-as para uma vida melhor. Dom Luciano insiste em que esta Pastoral seja chamada de Pastoral da Infância e Adolescência.


PASTORAL DA CRIANÇA:

Visitar crianças em creches, orfanatos. Organizar para elas brincadeiras, ensinar-lhes as primeiras orações.


PASTORAL VOCACIONAL:

Incentivar as famílias a falar sobre a vocação religiosa e sacerdotal; promover movimentos de orações pelo aumento das vocações. Organizar o "Clube dos 30".


PASTORAL MARIANA:

Organizar grupos de oração do terço com a Imagem Visitadora. Organizar e dirigir grupos de recitação do Ofício de Nossa Senhora, realizar novenas de Nossa Senhora, ensinar a rezar o terço. Divulgar livros que falem de Nossa Senhora, organizando grupos para reflexão de doutrina sobre Nossa Senhora.


PASTORAL DAS MULTIDÕES:

São todos os trabalhos realizados em áreas públicas (praças, quarteirões fechados, ruas), como por exemplo, o terço na praça, procissões, vias-sacras nas ruas, etc.


PASTORAL DO BATISMO:

Organizar e dirigir cursos para os pais e padrinhos dos batizandos.


PASTORAL CARCERÁRIA:

Visita aos presos nas penitenciárias, visita às famílias dos presos. Muitas outras pastorais já existem ou podem aparecer, de acordo com a linha de trabalho da paróquia. Daí devemos estar atentos como nos ensina o Manual: Cada localidade tem as suas necessidades próprias. "Vamos então trabalhar de comum acordo com o Pároco". Para um apostolado eficaz, é preciso que haja fiel sintonia entre ação e vida interior, de tal sorte que seja o trabalho apostólico um transbordamento espontâneo daquilo que se tem no coração. O nosso paradigma é Nossa Senhora, protótipo perfeito daquele que quer ser apóstolo. Em nenhuma alma se encontra aquela união plena, eficaz, entre ação e vida interior, como no coração de Maria. Na medida em que nos assemelharmos a ela, seremos legionários".

Marileide de Oliveira Araújo.

Nenhum comentário: