sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Dom Mário Gurgel - Romaria da Legião de Maria a Aparecida

Dom Mário Teixeira Gurgel, SDS
Revista Aprecida, nº39

"Visitar a casa de sua Mãe e Rainha é a viva expressão de um relacionamento todo especial que a ela os une indissoluvelmente"

Todos os anos, o primeiro domingo de junho é uma importante data no calendário de todos os Conselhos da Legião de Maria no Brasil. É o dia em que os legionário de todo os país acorrem ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida para sua romaria anual.

Se, para todo católico brasileiro, visitar a casa de sua Mãe e Rainha, é uma manifestação pública de sua devoção e amor a Nossa Senhora, para os legionários de Maria é a viva expressão de um relacionamento todo especial que a ela os une indissoluvelmente.

O objetivo da Legião é "levar Maria ao mundo" (Man. cap.5,7), como meio seguro de levá-lo a Jesus. Seu espírito é "o próprio espírito de Maria" (Man. cap.3), de quem os legionários deverão espelhar todas as virtudes e, acima de tudo, a fé, a caridade e o zelo apostólico. Seu princípio fundamental é ainda Maria: "A Legião não se baseia, como alguns pretendem, sobre dois princípios, Maria e o Apostolado, mas sobre um só princípio - Maria - o qual abrange, por si só, o apostolado e toda a vida cristã" (Man. cap;6,3)

A ela estamos unidos:
- na reunião semanal, quando em torno à sua imagem recitamos a invocação ao Espírito Santo e o terço;
- em nosso trabalho apostólico semanal, permitindo que Ela, através de nós, "continue a cuidar de seu divino Filho no Corpo Místico (Man. cap 18);
- diariamente, ao recitarmos seu hino de louvor, o "Magnificat".

Por isso, o primeiro objetivo da Romaria é renovar solenemente nossa inteira consagração a ela e fazê-lo com a presença de legionários procedentes de todos os rincões do Brasil, do Amapá ao Rio Grande do Sul, do Acre ao Rio Grande do Norte. Em torno da querida imagem da Senhora Aparecida, com nossos estandartes levantados, queremos dizer, com fé e ardor, as palavras que pronunciamos todos os anos, por ocasião da ACIES: "Eu sou todo vosso, ó Minha Rainha e Minha Mãe, e tudo quanto tenho vos pertence".

Em segundo lugar, desejamos pedir-lhe que abençoe nossas pessoas e nossas famílias; nossos trabalhos apostólicos e as pessoas a quem eles se dirigem; a Igreja e o Santo Padre Bento XVI; e a Legião, para que seja sempre fiel à Igreja e aos objetivos, espiritualidade e estrutura legionários, de tal forma que "a nossa Legião possa reunir-se, sem uma só perda, no Reino do amor e da Glória" (Oração final).

Queremos voltar de Aparecida, onde estaremos reunidos como os Apóstolos no Cenáculo, com Maria, a mãe de Jesus (At 1,14), repletos do Espírito Santo para, com renovado zelo e entusiasmo, prosseguir na luta pela implantação do Reino de Deus, sob a bandeira daquela que "avança como a aurora, formosa como a lua, brilhante como o sol e - para Satanás - terrível como um exército em ordem de batalha" (Catena Legionis).

Nenhum comentário: