domingo, 1 de fevereiro de 2009

Oração: Nossa Senhora da Salete



Oração

Lembrai-vos, ó Nossa Senhora da Sallete,
das lágrimas que derramastes no Calvário.
Lembrai-vos também das angustiados cuidados
que tendes por mim para livrar-me da justiça de Deus.
Depois de terdes demonstrado tanto amor por mim,
não podeis abandonar-me.
Animado por este pensamento consolador
venho lançar-me a vossos pés.
Apesar de minha infidelidades e ingratidões.
Não rejeitais a minha oração, ó Virgem reconciliadora,
mas atendei-me e alcançai-me a graça que tanto necessito.
Ajudai-me a amar a Jesus sobre todas as coisas.
Eu quero enxugar as vossas lágrimas
por meio de uma vida santa
e assim merecer um dia viver convosco
e desfrutar a felicidade eterna do céu.

Amém



Devoção

O dia de comemoração da Nossa Senhora da Salete é 19 de setembro, dia de Sua aparição.



A Virgem Maria

Nossa Senhora de La Salette (em françês Notre-Dame de la Salette) é o nome dado a Virgem Maria em suas aparições na montanha de Salete, Isére, nos Alpes franceses. Nossa Senhora apareceu em 19 de setembro de 1846, para duas crianças, Maximino Giraud de 11 anos e Melânia Calvat de 15. O culto de La Salette floresceu no século XX e, assim como Nossa Senhora de Lourdes (1858) e Nossa Senhora de Fátima (1917), continua a ser uma das mais famosas aparições marianas da idade moderna.



Aparição

Os dois pastorinhos - Maximino Giraud e Melânia Calvat - tiveram uma visão da Virgem Maria em um monte perto de La Salette, França, em 19 de setembro de 1846, por volta das três horas da tarde. Fazia muito sol. Maximino Giraud e Melânia Calvat haviam recebido apenas uma mui limitada educação.

A aparição consistia em três fases diferentes.

As crianças viram, numa luz resplandecente, uma bela dama em um estranho costume(veste/roupa), falando alternadamente francês e patois. Ela estava sentada sobre uma pedra, e as crianças relataram que a "Belle Dame" estava triste e chorando, com seu rosto descansando em suas mãos. A Bela Senhora põe-se de pé. E diz: "Vinde, meus filhos, não tenhais medo, aqui estou para vos contar uma grande novidade!" "Se meu povo não se quer submeter, sou forçada a deixar cair o braço de meu Filho. É tão forte e tão pesado que não o posso mais"

"Há quanto tempo sofro por vós"

"Dei-vos seis dias para trabalhar, reservei-me o sétimo, e não mo querem conceder! É isso que torna tão pesado o braço de meu Filho"

"E também os carroceiros não sabem jurar sem usar o nome de meu Filho. São essas as duas coisas que tornam tão pesado o Seu braço"

"Se a colheita for perdida a culpa é vossa (...) Orai bem, obrai o bem."

"Se a colheita se estraga, e só por vossa causa, Eu vo-lo mostrei no ano passado com as batatinhas: e vós nem fizestes caso! Ao contrário, quando encontráveis batatinhas estragadas, blasfemáveis usando o nome de meu Filho. Elas continuarão assim e, neste ano, para o Natal, não haverá mais"

Então, as crianças descem até a Bela Senhora. Ela não parava de chorar. Segundo os relatos das crianças a Senhora era alta e toda de luz. Vestia-se como as mulheres da região: vestido longo, um grande avental, lenço cruzado e amarrado às costas, touca de componesa. Rosas coroavam sua cabeça, ladeavam o lenço e ornavam seu calçado. Em sua fronte a luz brilhava como um diadema.

Sobre os ombros carregava uma pesada corrente. Uma corrente mais leve prendia sobre o peito um crucifixo resplandecente, com um martelo de um lado, e de outro uma torquês. Assim a Bela Senhora falou em segredo a Maximino e depois a Melânia. E novamente, os dois em conjunto ouvem as seguintes palavras: "Se se converterem, as pedras e rochedos se transformarão em montões de trigo, e as batatinhas serão semeadas nos roçados" E a Bela Senhora conclui, não mais em patois, e sim em francês: "Pois bem, meus filhos, transmitireis isso a todo o meu povo." Terminou assim a aparição. Segundo as crianças ela andava, mas as plantas de seus pés não esmagavam a relva, quase não dobravam os talos. Melanie correu e a contemplou de novo lá no alto. E depois, segundo ela, viu o rosto e a figura da Senhora desaparecendo à medida que a luminosidade aumentava.



Santuário

Santuario de Nossa Senhora da SaletteO santuário de La Salette está localizado em uma alta pastagem alpina a uma altitude de cerca de 6000 pés, acerca de 9 milhas da cidade mais próxima. Agora facilmente acessível por veículos automotores, o santuário opera um serviço de hospedagem com uma variedade de acomodações. A montanha na paisagem ao redor do santuário é espectacular, cercada por uma rede de trilhas para caminhada. A Basílica de Nossa Senhora de La Salette foi iniciada em 1852, concluída em 1865, e designada basílica em 1879. É uma grande, quase austera igreja, com uma fachada ladeada por duas torres. No interior da basílica, a nave é delimitada por duas fileiras de colunas bizantinas. Possui três medalhões representando as fases da aparição, os prantos, a mensagem, e a partida. A basílica também inclui um pequeno museu que documenta a história de La Salette. Fora da basílica, os peregrinos podem tomar um caminho que conduz ao local da aparição, o chamado Vale da Aparição. Lá há estátuas de bronze erguidas em 1864, representando as três fases da aparição.



A Cruz usada por Nossa Senhora da Salete

O crucifixo La Salette, usado pela Virgem Maria, tem características especiais, um martelo e uma torquês ou alicate. O martelo simboliza o pecador cravando Jesus na cruz pelos seus pecados e o alicate representa todos nós tentando remover os pregos da cruz pelas nossas vidas virtuosas e pela fidelidade a Jesus.

Aparições,devoção,cruz e Santuário foram obtidos em http://pt.wikipedia.org/wiki/Nossa_Senhora_da_Salete

Nenhum comentário: