sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Dom Mário Gurgel - Biografia

Biografia

Foi batizado no dia 05 de novembro de 1921, na Matriz de Sant'Ana, em sua cidade natal, pelas mãos do Padre José Coelho de Figueiredo Rocha. Foi admitido à Primeira Eucaristia no dia 28 de janeiro de 1928, na Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Limoeiro do Norte, pelas mãos de seu tio Monsenhor Vital Gurgel Guedes. Em 1931, ingressou no Seminário Salvatoriano de Jundiaí e a 1º de fevereiro de 1937 recebeu o hábito. Nessa ocasião adotou o nome de Mário Teixeira Gurgel, em homenagem a seu pai. Fez sua primeira profissão religiosa em 02 de fevereiro de 1938 e a profissão perpétua em novembro de 1942.

Por imposião das mãos de S. Exma. Revma. D. Jaime de Barros Câmara, foi ordenado sacerdote no dia 29 de junho de 1944, na Matriz de São Paulo Apóstolo, Rio de Janeiro. Trabalhou em várias paróquias, seminários, escolas e na Faculdade de Filosofia de Crato, no Ceará. Trabalhou também na direção de movimentos de apostolado leigo, especialmente da Legião de Maria.

Em 1966, foi para o Rio de Janeiro, onde trabalhou na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, como subsecretário geral. Em 14 de maio de 1967 foi ordenado Bispo, sendo sagrante principal D. Jaime de Barros Câmara, Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro. De 1967 a 1971 trabalhou como Bispo-Auxiliar do Rio de Janeiro, sendo responsável pelo Vicariato Suburbano.

Em 1971, no dia 24 de maio, foi nomeado Bispo Diocesano de Itabira e a 18 de junho do mesmo ano, tomou posse em Missa celebrada na Capela do Colégio Nossa Senhora da Dores.

Durante o pontificado do Papa Paulo VI, foi membro da Congregação para a Propagação da Fé, do Segretariado para a União dos Cristãos, do Secretariado para os Não-Cristãos e também membro da Comissão Internacional de Catequese. Participou também do Departamento de Catequese do Celan e do Sínodo Internacional de Catequese. Na CNBB Leste II, foi responsável pelo Ensino Religioso e Catequese. Atualmente é Diretor Espiritual da Curia Nossa Senhora Aparecida - Itabira/MG e Assessor da CNBB para a Legião de Maria.

Tudo isso é apenas um pouco da vida desse nosso querido Dom Mário Teixeira Gurgel, que traz uma contribuição importante para a caminhada da Legião de Maria dentro da Igreja, que se volta para as exigências do Terceiro Milênio do Cristianismo.

Dom Mário Gurgel - na Romaria da Legião de Maria ao Santuário Nacional de Nossa Senhora, na Aparecida/SP - 03 e 04 de junho/2006. Fragmentos de Homília e entrevista:

"Não deve o homem separar o que Deus uniu. ...Peçamos sempre a força do Espírito Santo e a intercessão de Maria. É na Legião sempre fazemos isso, rezamos primeiro ao Espírito e depois à Maria. Em tudo que fazemos, o Espírito Santo está agindo em nós."

"A festa de Pentecostes é o ínicio da Igreja. O Espírito é o agente principal da evangelização, fortalecendo na missão de pregar o Evangelho. A infusão do Espírito nos renova o compromisso de fidelidade."

"O pecado da omissão, faz com que não levemos a fé aos outros."

"Sempre juntar Maria a Evangelização. Maria sem Espírito é uma sombra, o Espírito sem Maria é um Deus longíncuo. Nenhuma reunião da Legião acontece sem que se reze ao Espírito e o terço. Maria de Nazaré e os Senatus, ligam o Espírito à Igreja."

"Trabalho com a Legião há 62 anos. Tudo é feito com eficiência, espiritualidade e disciplina. Trabalhando semanalmente, prestando conta da profunda devoção ao Espírito Santo e Maria. ...Tenho uma força tremenda, que cresce muito."

Nenhum comentário: