domingo, 1 de fevereiro de 2009

Oração: Nossa Senhora da Candelária



Oração

Ó doce Virgem Maria a verdadeira guardiã da luz do mundo - que iluminais nosso destino com a graça da vossa onipotência suplicante, que sois a candeia de amor cujo fogo brota do Coração Divino de Jesus.

Ó Nossa Senhora da Candelária, atendei a nossa súplica concedendo-nos o favor da vossa maternal ajuda, pela fortaleza da nossa fé e o bálsamo da confiança, a fim de que possamos um dia gozar convosco as alegrias do céu.

Assim seja.

Nossa Senhora da Candelária iluminai-nos.

Comemora-se no dia 15 de Agosto nas Ilhas Canárias onde é padroeira, nos demais países comenora-se no dia 02 de Fevereiro.



Padroeira das Ilhas Canárias

Nas Ilhas Canárias se comemora no dia 15 de Agosto e nos outros lugares no dia 02 de Fevereiro.

Contam que dois pastores, guanchies (povo primitivo desse arquipélago) guardavam seu rebanho e notaram que o gado se recusava a entrar numa caverna, apesar de todos os seus esforços.

Quando entraram na gruta viram uma imagem, com medo, chamaram seu rei e povo para verem. Viram então uma imagem de uma senhora com um menino no braço direito e que segurava com a mão esquerda uma candeia de cor verde, e a existência de numerosas velas (candeias) sustentadas por pessoas invisíveis, que com castigos, ensinavam como render culto a Deus.

Quando as Ilhas foram conquistadas pelos espanhóis e com a chegada dos Padres Jesuítas, não tiveram trabalho para converter esse povo ao cristianismo. Os padres ao verem a imagem verificaram que se tratava de Nossa Senhora da Candelária, uma imagem que é variação da de Nossa Senhora das Candeias.

Seu dia já era comemorado em 02 de Fevereiro, pois segundo as Leis mosaicas todo filho varão era apresentado no templo, 40 dias depois de seu nascimento e sua mãe era purificada, numa cerimônia especial.

Os cristãos comemoram essa data, a data da apresentação do Menino Jesus no templo de Jerusalém, com uma procissão de velas acesas, lembrando a trajetória de Maria Santíssima, São José e o Menino Jesus ao templo.

Nenhum comentário: