domingo, 1 de fevereiro de 2009

Oração: Maria Mãe de Deus (Theotokos)



Oração

Rainha da Paz, Mãe Santíssima do Filho de Deus, Príncipe da Paz, salva as nações e os povos de todo o continente, que tanto confiam em ti, das guerras, do ódio e da subversão (João Paulo II). Ó Mãe de Deus e nossa Mãe, abre nossos corações ao perdão, ao diálogo. Ensina-nos a reconciliação com nossos irmãos e com o Deus que é Amor e Perdão, Paz e Justiça, e nos quer como irmãos. Que em teu Filho, fruto bendito de teu ventre, tenhamos a vida e vida em abundância. Amém

Rezar também a Ave-Maria


Se comemora no dia 1º de Janeiro.



Na antiguidade os primeiros cristãos se reuniam, para celebrar a Missa, nas catacumbas, são subterrâneos cavados debaixo de Roma e neles foram encontrados pinturas com a Virgem Maria com o nome de Mãe de Deus (Theotokos).

No século III, os cristãos do Egito rezavam, para pedir proteção de Maria assim: "Sob a vossa proteção procuramos refúgio, Santa Mãe de Deus;não desprezeis às súplicas de nós, que estamos na prova, e livrai-nos de todos os perigos, ó Virgem Gloriosa e Bendita."

Os cristãos consideravam Maria como Mãe de Deus por ser mãe de Jesus, o Verbo encarnado que é Deus.

Em Isaias 7,13-14

Isaias respondeu: Ouvi, casa de Davi: Não basta fatigar a paciência dos homens? Pretende cansar também o meu Deus? Por isso o próprio Senhor vos dará o sinal: uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará Deus Conosco (Emanuel).

Lucas 1,26-35

O anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem que se chama José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria. Entrando o anjo disse: "Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo." Perturbou-se ela com essas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação.

O anjo disse-lhe: "Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus, Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e Senhor Deus dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó e o seu reino não terá fim," Maria perguntou ao anjo: "Como se fará isso, pois não conheço homem?" Respondeu-lhe o anjo: " O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus."

Jesus é o Verbo encarnado que é Deus, a 2ª pessoa da Santíssima Trindade.

No ano de 431 Nestorio começou a dizer que Maria não era Mãe de Deus e conseguiu influenciar alguns cristãos. Diante disso, reuniram-se 200 bispos na cidade de Éfeso (concílio de Éfoso), onde a Virgem Maria passou seus últimos dias e declararam que a Virgem Maria é sim Mãe de Deus porque seu filho, Jesus Cristo, é Deus e assim foi oficializado o dogma de Theotokos (Mãe de Deus)

Nenhum comentário: